Digite aqui o assunto do seu interesse:

sábado, 28 de abril de 2012

PARA MEU FILHO UMA ESTRADA DE SUCESSO OU DE FRACASSO



Olá, como preocupa a todos os pais, a caminhada que  o filho (os) está fazendo.

Neste tempo em que  o sucesso esta  como uma obrigação na vida de cada pessoa, e muitas vezes, muito mal interpretado e os valores invertidos, o que pensar sobre isso?

SUCESSO...

    Roberto Shinyashiki   afirma,

 É o privilégio de oferecer um tipo de contribuição a quem esta a sua volta. Significa bom resultado. Decidir, planejar e realizar . Conservando amigos, amor, família e tendo lealdade, dignidade. Gerar qualidade de vida a quem está a sua volta. Gerar contribuição para uma geração futura. Sentir prazer. Felicidade! O problema é que a felicidade, é um estado passageiro e não é algo que compramos e guardamos no armário. Ela é uma sensação. Ter poder sem passar por cima dos outros. Estar acima da fama, acima do poder.


Como ter sucesso num mundo de violência, competição acirrada e de guerra?

Ensina-nos JESUS, o Mestre por excelência,

“ Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.”

 “Bem - aventurados os que são brandos,(mansuetude, moderação) porque possuirão a terra.” Mt 5:5

“Bem - aventurados os pacíficos, (paciência) porque serão chamados filhos de Deus.” Mt 5:9 “

Vivenciar estes ensinamentos, é participar da mudança do atual panorama da terra, é estar inserido no contexto da história da humanidade.


  Retrato da família moderna ,  dispersa, sem limites, sem tempo para a educação dos filhos, é uma realidade. Um amontoado de brinquedos que tentam substituir as palavras, os contatos, à verdadeira educação para a vida.

 O que educamos?


 Crianças solitárias diante dos amigos irreais das cenas de um computador. Crianças indiferentes e suas brincadeiras visuais com os eletrônicos que não precisam da mão da criança para movimentar diante dela. Crianças abandonadas com a deficiência da convivência humana.
 "Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo".
Pais brilhantes, professores fascinantes
 Augusto Cury



 “O diálogo, a presença e a compreensão são fundamentais para resgatar a auto-estima e estimular o crescimento de nossos jovens.” Há um elemento que comumente, não entra na balança e sem o qual a ciência econômica não é mais que uma teoria: A EDUCAÇÃO.
Não a educação intelectual, mas A EDUCAÇÃO MORAL e não a educação moral pelos livros, mas aquela que consiste em formar OS CARACTERES, a que dá OS BONS HÁBITOS . Porque educação é o conjunto de hábitos adquiridos. LE 685 Nota

 Criamos seres incapazes de olhar nos olhos; de sentir o sabor da vida; o tato ao encontrar as mãos amigas; o enxergar  que seja  possível amar o próximo; o cheiro gostoso da alegria de conviver.

Sete hábitos dos bons pais e dos pais brilhantes.


Pais brilhantes, professores fascinantes
Augusto Cury



 1º Bons pais dão presentes, pais brilhantes dão seu próprio ser. Contribui para desenvolver nos seus filhos: Autoestima, proteção da emoção, capacidade de trabalhar perdas e frustrações, de filtrar estímulos “estressantes”, de dialogar e de ouvir.

 2º Bons pais nutrem o corpo, pais brilhantes nutrem a personalidade. Contribui para desenvolver nos seus filhos: - Reflexão, segurança, liderança, coragem, otimismo, capacidade de superação do medo e de prevenção de conflitos.

 3º Bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar. Contribui para desenvolver nos seus filhos: - Consciência crítica, pensar antes de agir, fidelidade, honestidade, capacidade de questionar, responsabilidade social, pais brilhantes preparam os filhos para os fracassos. Contribui para desenvolver nos seus filhos.

 4º Bons pais preparam os filhos para os aplausos, pais brilhantes preparam os filhos para os fracassos. Contribui para desenvolver nos seus filhos: Motivação, ousadia, paciência, determinação, capacidade de superação, habilidade para criar e aproveitar oportunidades.

 5º Bons pais conversam, pais brilhantes dialogam como amigos. Contribui para desenvolver nos seus filhos: Solidariedade, companheirismo, prazer de viver, otimismo, inteligência interpessoal.

 6º Bons pais dão informações, pais brilhantes contam histórias. Contribui para desenvolver nos seus filhos: Criatividade, espírito inventivo, perspicácia, raciocínio esquemático, capacidade de encontrar soluções em situações tensas.

 7º Bons pais dão oportunidades, pais brilhantes nunca desistem. Contribui para desenvolver nos seus filhos: Apreço pela vida, esperança, perseverança, motivação, determinação e capacidade de se questionar, de superar obstáculos e de vencer fracassos.

“Os pais podem dar ao filho muito amor, carinho e respeito. Ensinar-lhe tolerância, solidariedade e cidadania, exigir reciprocidade, disciplina e espiritualidade. Reforçar a ética e a preservação da Terra. Pois é de tudo isto que se compõe a auto-estima. É sobre a auto-estima que repousa a alma. E é nesta paz que reside a felicidade.”
Içami Tiba


 Para meu filho, uma estrada de Sucesso é igual a Bons resultados.
Já o  Fracasso é igual a repetição da lição.


O que você achou do texto?
Quais tem sido as suas maiores dificuldades na educação de seu filho?
Como a educação que recebeu de seus pais, influencia na educação de seu filho?
Aguardo  seu comentário.
 Qualquer dúvida, é só perguntar, terei o maior prazer em responder.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.