Digite aqui o assunto do seu interesse:

domingo, 29 de abril de 2012

CASAMENTO, o Amor.

Olá,

Pra falar de amor no casamento,  é preciso, fazer  uma longa caminhada por seus vários estágios, é como fazer um curso que exige a aprovação em uma para prosseguir e iniciar a outra. 


O que mais me emociona é ver um casal de idosos, transmitido amor, num olhar , num gesto.
Quando toca a música, que escolheram para ser o tema de seu romance, se buscam, dançam, externam o grande amor que os unem. Eles já atingiram a graduação máxima em  amor, já são Doutores.





O Amor é algo que não pode ser controlado, é espontâneo e, vence o tempo ou às vezes é vencido pelo o tempo, sem que se possa fazer nada.


Mas se observamos bem, muitos vencem todos os estágios do amor, que são muito interessantes.
No início do relacionamento, que podemos chamar de namoro,o estágio do amor  é terno, suave; quando se unem, firmam, um compromisso, o amor passa a ser firme, mas, com a rotina, se não se cuida, pouco a pouco vem o desinteresse, o coração adormece e o amor fica latente, aguardando, nova adubação, novos cuidados.

Todo amor que se respeita, que é autêntico, que existe verdadeiramente, vela por si mesmo, a fim de se desenvolver cada vez mais, preocupado em se tornar invulnerável; isto quer dizer ter consciência do amor, tendo ciência dele, vivendo-o na reflexão.
Muitos dirão que o amor deve ser sentido, mas deve ser também um ato de reflexão sobre este sentimento que traz mudanças inacreditáveis.

As causas destas mudanças, são as promessas silenciosas que todos fazemos a outra parte, ao cônjuge, e daí nasce o dever de amar. O Amor é uma realidade, começando a amadurecer, sem falsas ilusões, sem buscar novos sonhos, por isto é uma longa e dolorosa luta, a sustentação da frágil fidelidade. Pois para se amar de verdade, é necessário ser capaz de morrer para si mesmo, para os seus desejos de novas conquistas amorosas.

Quando atingimos esta condição, o amor já é liberdade, porque a confiança já estabeleceu elos indestrutíveis. Nada além da pessoa escolhida, lhe chama atenção, lhe interessa, e é correspondido da mesma forma.
Passando por esta fase, tem-se a oportunidade de conhecer o amor adesão, passa a existir o NÓS, inicia-se a renovação constante, o suprimir os obstáculos, por menores que sejam, capaz de afasta-los um do outro, já estão maduros, no relacionamento.

Vencendo todos este obstáculos, encontra-se o amor esperança que tem por objeto a felicidade, o próprio amor, que ilumina a existência. Porque, em todo amor, a esperança de vitória deve ser lei.
Mas vencendo- se este estágio, encontramos o amor exigência de constante crescimento, pois não se ama, se não ama tudo. Ao passar pelo amor exigência, claro que encontraremos o amor sacrifício, que é a doação de si mesmo em favor do outro, ou outros ( os filhos).

Mas nova etapa chega, o amor alegria, onde a saúde moral, é uma nota essencial. Vive-se o amor, numa alegria comum constante. E através deste exercício, encontra-se o amor PAZ.
Nada é capaz de abala-lo, vive-se desarmado, pois houve a fundição do homem, da mulher com Deus.
Não é fácil, vivenciar cada estágio, fase ou exercício de amor, só com muito esforço,
boa vontade, perseverança, humildade  e renúncia. Mas, vale a pena.
Como cala fundo ao coração,ver dois velhinhos de cabeça branca, de mãos dadas, rindo, passeando, vendo o por do sol, se acariciando, dançando e trazendo no olhar a felicidade de terem vencido juntos os estágios do amor.

Casamento onde a base é o amor, em que estágio você se encontra?
Como tem agido para avançar em mais um estágio?
O amor é uma conquista, como você tem lutado por ele, no nível da realidade?
Vamos trocar nossas experiências?
Terei muito prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.