Digite aqui o assunto do seu interesse:

sexta-feira, 17 de maio de 2013

MEDIUNIDADE - Mediunidade e homossexualidade

 Olá,

Homossexualidade é a designação que se dá àquelas pessoas que praticam sexo com gênero semelhante.
Essa prática ocorre por uma série de motivos que variam de pessoa a pessoa que assim procede.
Os motivos podem ter causas na indiferenciação psíquica sexual, no desequilíbrio do chakra
genésico, na imitação comportamental, na curiosidade sexual, na preferência inata ou outros de natureza não


definida. Não há uma causa precisa, nem decorre, como muitos pensam, do espírito ter tido a encarnação anterior num corpo do sexo oposto.
 Outros, absurdamente, pensam que se trata de expiação.
A homossexualidade não é doença, tampouco significa, a priori, a existência de um conflito psíquico. Quando ela se apresenta como um conflito deve a pessoa buscar ajuda profissional para compreender-se e resolver seu problema.
A necessidade de entender-se como homem ou como mulher impõe às pessoas que se coloquem como homossexuais, quando não se enquadram, pela preferência sexual que adotam, como típicos de seu gênero. Com isso, perdem a oportunidade de entender que sua natureza sexual não precisa dos estereótipos convencionais.
Cada ser humano tem seu sexo psíquico (definição sexual) específico. Não precisa se enquadrar neste ou naquele tipo, nem num terceiro ou quarto.
 Definir-se como homem ou como mulher é uma necessidade psíquica para a maioria das pessoas, por necessidade cultural (meio social), importante para que o Espírito aprenda a educar sua energia sexual.
O espírito, psiquicamente falando, não é homem, mulher ou homossexual. Embora tenha as polaridades psíquicas (masculina e feminina), pode expressar-se dentro do espectro entre uma e outra.
 Isso significa dizer que a expressão do espírito, encarnado ou desencarnado, pode se situar dentro da faixa que vai do masculino ao feminino.
O ser humano não é homem nem mulher. Ele se apresenta com uma das denominações por conta da correlação que naturalmente faz entre a predominância de seu psiquismo e sua anatomia genital.
Ser homossexual não quer dizer, em se tratando do homem, ter uma ´alma feminina´, isto é, ser sensível emocionalmente, pois esta característica pode estar presente em pessoas sensíveis, de ambos os sexos, independentemente de suas práticas sexuais.
 Geralmente, para não assinalar a preferência sexual diferenciada de alguém que é homossexual, especificamente do sexo masculino, afirma-se que a pessoa tem a ´alma feminina´.
É importante que aprendamos a respeitar a preferência sexual das pessoas e que enxerguemos sua individualidade independente da opção que faça, qualquer que seja.
 Da mesma forma, ser homossexual, em se tratando da mulher, não quer dizer ser máscula
ou rude, pois tais condições podem estar presentes em qualquer pessoa.
A mediunidade não provoca a homossexualidade nem esta contribui para sua existência. Mesmo que se observe a presença de homossexuais vinculados à prática da mediunidade formal (no Espiritismo, na Umbanda, no Candomblé e demais seitas ou religiões mediúnicas), isso não é suficiente para se estabelecer qualquer relação de causalidade.
A mediunidade está presente nos heterossexuais e nos homossexuais, isto é, em todos os seres humanos, independentemente de sua opção sexual. O uso da energia psíquica no campo sexual não está associado ao desenvolvimento da mediunidade, tampouco acelera ou retarda sua expressão.
A homossexualidade que se observa em certos médiuns ostensivos, quando é vivida com culpa, interfere nas comunicações mediúnicas por conta da intensidade do complexo psíquico gerado.
 As comunicações intelectuais tendem a ter um formato salvacionista e consolatório muito mais intenso e pesado. Os médiuns ostensivos que são homossexuais e que carregam uma culpa muito grande, por conta de suas práticas sexuais, condenadas socialmente, sofrem pela própria discriminação que fazem consigo mesmos. Sua culpa interfere nos processos mediúnicos e no conteúdo das comunicações espirituais que porventura emitam.
A vivência da homossexualidade sem culpa requer a compreensão da própria personalidade, a fim de não fazê-la sucumbir às exigências coletivas, encarando o desafio de realizar seu sentido interno de viver. Para isso é preciso libertar-se dos preconceitos que impedem a felicidade no amor, isto é, amar outra pessoa como forma de alcançar o sentido supremo de viver, que é ser feliz sem infelicitar a outrem. A experiência de ser homossexual deve ser validada quando proporciona o crescimento da pessoa
através do amor. Este sim, deve estar presente qualquer que seja a preferência sexual do indivíduo. Geralmente, quando lidamos com a homossexualidade, em nós ou em alguém, colocamos em
nosso julgamento a pobreza moral ao emitir juízos de valor. O desequilíbrio porventura existente numa relação homossexual não está por conta da semelhança do gênero, mas no psiquismo dos
indivíduos, que pode conter complexos desestruturantes.
 Nada há no Espiritismo que estimule a prática homossexual, tampouco que a reprima, pois se trata apenas de uma expressão do Espírito em busca de si mesmo. Já vivemos a experiência homossexual
em algum período de nossa evolução, por conta da indiferenciação sexual característica dos primórdios da humanidade.
A transferência que normalmente os médiuns fazem para com os espíritos que se comunicam através deles, considerando-os gurus e salvadores, quando não os consideram santos, impede que eles próprios percebam sua verdadeira natureza. Tal mecanismo projetivo pode confundir a própria sexualidade do médium, que se esquece de conservar sua identidade sexual, já que a maioria dos espíritos desencarnados evita falar com naturalidade sobre sexo.
Sexo e mediunidade são temas distintos. O desejo sexual mobiliza a energia psíquica e a mediunidade é um sistema de comunicação espiritual pela via do inconsciente.

PSICOLOGIA E MEDIUNIDADE                      ADENAUER NOVAES

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.