Digite aqui o assunto do seu interesse:

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Mediunidade - SOFRIMENTO

Olá,

E os infortúnios sociais, desaires, têm alguma relação com a mediunidade?

Conceituam uns, erradamente, que a mediunidade constitui "um calvário" para a criatura humana, sendo não raro, uma estrada de difícil vencida, onde se encontram sombras e dores superlativas... Outros, menos avisados e desconhecedores da sua finalidade, asseveram que os reveses da sorte e as dificuldades socioeconômicas, bem como os problemas de saúde resultam de encontrar-se a mediunidade mal desenvolvida ou porque o médium, incipiente, não tem desejado trabalhar, a fim de libertar-se das injunções conflitantes, afugentes...
Outros ainda ensinam que o não cultivo da mediunidade traz danos lamentáveis, desgraças ao lar e, às vezes, até a morte... E a mediunidade passa a ser considerada uma punição de que se utilizam as soberanas leis para justiçar os infratores ou para convocá-los ao caminho da retidão.
Em verdade, tais conceitos são destituídos de base legítima e resultam da desinformação e de apressadas opiniões de pessoas passadistas, que arremetem com palpites, desejando fazer proselitismo pelo medo, através de ardis desnecessários, negativos.
Claro que uma faculdade psíquica preciosa, qual a mediunidade, que o Espírito recebe como concessão da Divindade para o seu progresso — exceção feita à mediunidade atormentada, em razão de gravames pretéritos do próprio ser — requer disciplina, exercício correto, estudo, conhecimento das próprias possibilidades, moralidade... Relegada ao abandono, improdutiva ou usada irresponsavelmente, transforma-se em flagício para o seu possuidor, face aos deveres assumidos perante a vida e às ligações com os desencarnados, que se vinculam por naturais processos de afinidade.
Enxada à margem do trabalho, ferrugem inevitável.
Lentes e objetos à umidade, bolor em desenvolvimento.
Pouca movimentação e uso, problemas no equipamento.
São efeitos naturais nas circunstâncias em que as imposições do trabalho não são consideradas.
ENFOQUES ESPÍRITAS, Cap. 21. Vianna de Carvalho/Divaldo P. Franco

 A outorga da mediunidade de prova está relacionada com os sofrimentos a expungir por parte do médium, na existência física?

A faculdade de prova, conforme muito bem a conceituou o Codificador, geralmente é experiência ditosa, a cujo exercício o ser se alça das baixas vibrações para as faixas superiores da vida. As dores e dificuldades a vencer não decorrem do fato mediúnico, mas antes dos débitos do médium, efeito da sua leviandade, invigilância e ações negativas, que ora lhe pesam como justa carga de que se deve liberar como as demais criaturas, mediante esforço e sacrifício, renúncia e amor. Ainda aí, a mediunidade se lhe torna porta valiosa de alforria, em se considerando os benefícios que pode oferecer aos companheiros de jornada terrena, aos desencarnados aflitos, ou, mesmo, facultando aos seus como aos Benfeitores da Humanidade a promoção do progresso do homem pelo ensino, pela revelação, por meio do intercâmbio feliz, genuíno...
ENFOQUES ESPÍRITAS, Cap. 2 1 , Vianna de Carvalho/Divaldo P. Franco

 E quando o médium que efetivamente se dedica ao labor socorrista apresenta desordens emocionais, físicas e psíquicas e a elas se demora algemado, a que atribuir o fato?

A mediunidade, como qualquer outra faculdade orgânica, exige cuidados específicos para um desempenho eficaz quão tranquilo. Os distúrbios que lhe são atribuídos decorrem das distonias emocionais do seu portador que, Espírito endividado, reencarna-se enredado no cipoal das próprias imperfeições, das quais derivam seus conflitos, suas perturbações, sua intranquilidade. Pessoas nervosas apresentam-se inquietas, instáveis em qualquer lugar, não em razão do que fazem, porém, pelo fato de serem enfermas.
Atribuir-se, no entanto, à mediunidade a psicogênese das nevropatias é dar um perigoso e largo passo na área da conceituação equivocada. O homem deseducado apresenta-se estúrdio e incorreto onde se encontre. Nada tem a ver essa conduta com a filosofia, a aptidão e o trabalho a que se entrega, porquanto o comportamento resulta dos seus hábitos e não do campo onde se localiza.
Justificam, os acusadores, que os médiuns sempre se apresentam com episódios de desequilíbrio, de depressão ou exaltação, sem complementarem que os mesmos são inerentes à personalidade humana e não componentes das faculdades psíquicas.
Outrossim, estabelecem que os médiuns são portadores de personificações arbitrárias, duplas ou várias, liberando-as durante o transe, favorecendo, assim, as catarses psicanalíticas. Se o fora, eis uma salutar terapia liberativa que poderia propiciar benefícios incontáveis aos enfermos mentais. Todavia, dá-se exatamente o contrário: não se tratam de personalidades esdrúxulas do inconsciente as que se apresentam nas comunicações, mas de individualidades independentes que retornam ao convívio humano procedentes do mundo espiritual, demonstrando a sobrevivência à morte e fazendo-se identificar de forma insuspeita, consolando vidas, e, nos casos das obsessões, trazendo valioso contributo às ciências da mente, interessadas na saúde do homem.
Evidentemente, aparecem manifestações da personalidade ou anímicas que não são confundidas com as de natureza mediúnica, decorrentes das fixações que permanecem no inconsciente do indivíduo.
Na área dos fenômenos intelectuais, tanto quanto dos físicos, os dados se acumulam, confirmando a imortalidade do ser, que se despe dos subterfúgios para surgir com tranquila fisionomia de vida plena.
Certamente, ocorrem, no médium, estados oscilantes de comportamento psicológico, o que é perfeitamente compreensível e normal, já que a mediunidade não o liberta da sua condição humana frágil.
A interação espírito-matéria, cérebro-mente, sofre influências naturais, inquietantes, quando se lhes associam, psiquicamente, outras mentes, em particular aquelas que se encontram em sofrimento, vitimadas pelo ódio, portadoras de rebeldia, de desequilíbrio.
A tempestade vergasta a natureza, que logo se recompõe, passada a ação danosa. Também no médium, cessada a força perturbadora, atuante, desaparecem-lhe os efeitos perniciosos. Isso igualmente acontece entre os indivíduos não dotados de mediunidade ostensiva, em razão dos mecanismos de sintonia psíquica.
Na mediunidade, em razão dela mesma, a ocorrência cessa, face aos recursos de que se faz objeto, ensejando um intercâmbio lúcido e um diálogo feliz com o agente causador da desordem transitória.
O estudo e a prática do Espiritismo são o único antídoto para tais perturbações, pelas orientações que proporcionam e por penetrarem na tecedura da faculdade mediúnica, esclarecendo-lhe o mecanismo e, ao mesmo tempo, dando-lhe sentido, direção. Independendo da escola de pensamento, de fé e de credo, a mediunidade, ínsita no homem, merece ser educada pelos métodos espíritas, a fim de atender às nobres finalidades para as quais se destina, como instrumento de elevação do seu portador e de largos benefícios para as demais criaturas...
Não há problemas decorrentes do exercício saudável da mediunidade.
MÉDIUNS E MEDIUNIDADES, Cap. XI, Vianna de Carvalho/Divaldo P. Franco

 Que outras explicações para o sofrimento naqueles que se dedicam à mediunidade?

O médico, o enfermeiro, o assistente social, o servente hospitalar instalados nos serviços de socorro aos enfermos, respiram o clima de angústia e dor entre expectativas e ansiedade. Assim também, no campo da assistência mediúnica aos sofredores, o fenômeno é o mesmo. Quem serve participa do suor do serviço. Quem ajuda experimenta o esforço do auxílio que oferece. Quem ama sintoniza nas faixas do ser amado, haurindo as mesmas vibrações...
Liberta-te do receio pelo trabalho, faze assepsia mental pelo estudo e pela abnegação, e prossegue...

DIMENSÕES DA VERDADE, Cap. Sofrimentos na Mediunidade, Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco

Projeto Manoel Philomeno de Miranda           "  QUALIDADE NA PRÁTICA MEDIÚNICA "

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.