São princípios básicos do Espiritismo:
1. A existência de Deus como Causa Primeira de
todas as coisas, único e imaterial, sem a visão
antropomórfica característica das religiões dogmáticas;
2. A existência dos espíritos como seres imateriais e
imortais, que conservam a individualidade após a morte do
3. A evolução dos espíritos, sem cessar, na direção da perfeição divina, único determinismo na vida;
4. A reencarnação como mecanismo fundamental para a evolução dos Espíritos, em cujo processo se revela a Justiça Divina, que os educa para a compreensão das Leisde Deus;
5. A mediunidade como meio natural de comunicação com os espíritos desencarnados e como faculdade natural,inerente a todos os seres humanos;
6. A moral cristã como código de ética espírita, sobrea qual se apoia a conduta do verdadeiro espírita;
7. A pluralidade dos mundos habitados e não apenas a Terra, isto é, o universo infinito é plenamente ocupado.
O Espiritismo penetra em quesitos fundamentais do conhecimento humano. Aborda questões morais,
filosóficas, científicas e religiosas, daí porque dizer-se que é ciência, filosofia e religião.
É Ciência porque, tendo método e objeto próprio utiliza-se da observação e experimentação na busca de seu próprio desenvolvimento.
É Ciência porque, tendo método e objeto próprio utiliza-se da observação e experimentação na busca de seu próprio desenvolvimento.
É Filosofia porque responde as questões básicas doconhecimento humano. Estuda as origens do homem, de onde ele surgiu, para onde vai e quem é ele.
É Religião, mesmo sem ter sacerdócio organizado nem culto e rituais, e busca integrar o ser humano a Deus.
É Religião, mesmo sem ter sacerdócio organizado nem culto e rituais, e busca integrar o ser humano a Deus.
O Espiritismo é então o ponto de encontro desses conhecimentos. É a chave e o código que introduz o homem na compreensão de sua verdadeira natureza.
O Espiritismo difere das doutrinas mediúnicas por utilizar-se do fenômeno como meio de aprendizagem e evolução.
A prática da mediunidade não é sua espinha dorsal, mas uma estrada por onde ele busca a verdade.
A prática da mediunidade não é sua espinha dorsal, mas uma estrada por onde ele busca a verdade.
Praticar a mediunidade não torna ninguém espírita.
Além da aceitação de seus princípios básicos, o espírita se identifica pelos esforços que faz para melhorar-se.
Além da aceitação de seus princípios básicos, o espírita se identifica pelos esforços que faz para melhorar-se.
O Espiritismo é a síntese do pensamento da humanidade, é fruto do trabalho dos espíritos e progride
com a evolução da humanidade.
Allan Kardec foi o codificador do Espiritismo. Não é idéia de um só homem nem de um grupo, é mais do que um fenômeno cultural, pois nasce, com o todo saber, da evolução da humanidade.
Allan Kardec foi o codificador do Espiritismo. Não é idéia de um só homem nem de um grupo, é mais do que um fenômeno cultural, pois nasce, com o todo saber, da evolução da humanidade.
O Espiritismo surge para levar o homem à felicidade, por intermédio da sabedoria e do amor, demonstrando-lhe a imortalidade da alma, sua evolução e seu papel na vida.
Vem mostrar que o egoísmo e o orgulho são as chagas da humanidade, que a prendem ao materialismo, tirando-lhe a esperança no futuro e a alegria em viver.
Adenáuer Novaes Conhecendo o Espiritismo.
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