Digite aqui o assunto do seu interesse:

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Vida - Filosofia da felicidade

Olá,

O problema da felicidade é todo de ordem espiritual .
Ser feliz importa em determinado estado de alma, que independe de circunstâncias externas.
* * *
A felicidade, como a imortalidade, está na trama íntima da vida mesma, dessa vida que não
começa no berço, nem termina no túmulo.
* * *
Ser feliz é viver intensamente, é mergulhar no pélago da vida, sondando-lhe os arcanos mais
recônditos. "Eu vim para terdes vida, e vida em abundância."
* * *

Felicidade não é satisfação, nem prazer, cuja sede seja a matéria. Tenho fome? Alimento-me,
sinto-me saciado. Tenho sede? Bebo, estou dessedentado. Isto não é felicidade, pois que voltarei
a ter fome e a ter sede. Ser feliz é comer certo pão e beber certa água, que nutrem e saciam
para sempre.
* * *
Sem fé, não há felicidade. A alegria de viver vem do otimismo; o otimismo é filho da fé. Sentir
alegria de viver, ser otimista, ter fé: eis a felicidade.
* * *
A felicidade não conhece passado, nem futuro: está sempre no presente.
* * *
O sofrimento não destrói a felicidade; esta é que age sobre aquele, suavizando-o hoje,
dissipando-o amanhã.
* * *
Assim como da noite desponta o dia, assim a felicidade, muitas vezes, nasce da própria dor.
* * *
A felicidade é produto de auto-educação. Educar é desenvolver os poderes latentes do Espírito.
Aos que pretendem alcançar a felicidade, por outros meios, estão reservados desapontamentos e
desilusões.
* * *
Buscar a felicidade fora do seu interior, diz Vigil, é fazer como o caracol que andasse à cata de
sua casa. É, ainda, como a jovem solteira que, ao cair das tardes, esperasse pelo marido.
* * *
Quanto mais intensa é a chama, maior será a irradiação que ela projeta. Da mesma sorte, quantomais
intensa for a vida, tanto maior será a felicidade que dela dimana. Duas chamas conjugadas
formam uma chama bem mais forte. Assim, também, a vida se torna tanto mais feliz, quanto mais
irmanada estiver com outras vidas e quanto mais estreita e íntima seja essa confraternização.
"Pai, quero que eles sejam um comigo, como eu sou um contigo."
* * *
Pela felicidade, como pelo céu, ninguém tem que esperar. Os que esperam jamais alcançam. Os
que querem deveras a felicidade, já estão com ela. Os que realmente querem o céu, já nele estão,
têm nele a sua morada. "A hora vem, e agora é."

Vinícius        " Nas Pegadas do Mestre"

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou dúvida. Terei prazer em respondê-lo.